Google search engine

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, realizou nessa quarta-feira (24), o segundo momento do Ciclo Formativo para professores alfabetizadores da rede municipal de ensino, bem como o Pacto Pelo Fortalecimento da Aprendizagem, Eixo Alfabetização. 

O evento aconteceu na Igreja Batista Nova Aliança, próximo a Escola Criança Esperança, e contou com a participação da secretária de Educação, Verismar Gomes e do professor Ribamar Portela, ligado à Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc).  

A ocasião, que proporcionou o diálogo sobre a temática de direitos de aprendizagem e equidade no processo de alfabetização, foi conduzida pelas Articuladoras Pedagógicas da Semed (APMs), professora Jéssica Barbosa e professora Lucilene Santos, juntamente, com o Articulador Pedagógico Regional (APR), professor Ribamar Portela.

“Estes dias representam uma colaboração muito importante entre o município de Raposa e o Estado do Maranhão. É um compromisso dos municípios com o Estado elevar os índices da aprendizagem para que os nossos alunos sejam efetivamente alfabetizados, para que a nossa educação tenha índices elevados e, consequentemente, eleva o do estado também. Então, é um pacto pela alfabetização dos nossos alunos”, enfatizou a titular da SEMED, Verismar Gomes.  

Durante a palestra realizada pelo professor Ribamar Portela, foi comunicado aos professores sobre o prêmio Escola Digna, que as escolas participam através do – SEAMA – Sistema de Avaliação do Estado do Maranhão. Com base no desempenho dos estudantes que estão no 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, e dependendo também do tamanho da escola, a instituição poderá receber o prêmio Escola Digna, no valor de R$ 30 a R$ 40 mil. 

“Hoje nós estamos encerrando uma jornada de três encontros com gestores e professores desse Ciclo Formativo do Eixo da Alfabetização, e para o dia de hoje está sendo realizado oficinas com a elaboração de sequências didáticas. Nós vamos envolvendo o professor através do seu planejamento, com os resultados da avaliação externa feita pelo regime de colaboração, exercitando assim, uma prática para sua sala de aula, para que possa melhorar os indicadores no índice de influência à leitura”, completou o professor Ribamar Portela.  

Já o professor José Ribamar Junior Gomes, que atua na Unidade Escolar Manoel Batista Anexo, Escola Digna do Povoado Canto, participou da capacitação e falou do aprendizado que recebeu. “O que eu estou aprendo hoje aqui, vou repassar para os meus alunos e incentivá-los a prática da leitura, pois estamos juntos pela alfabetização das crianças e combate do analfabetismo”, finalizou.

First slide

Google search engine

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here