Nessa terça-feira (25), representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) realizaram, no município de Raposa, uma reunião de apoio técnico aos integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). O objetivo do encontro foi proporcionar o diálogo e oferecer capacitação sobre os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

O momento aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Estiveram presentes, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Cássia Barros; sua adjunta Ednalva Barros; o secretário adjunto da SEDES, Luiz Borralho, sua equipe técnica; além dos servidores que atuam no CRAS e CREAS de Raposa. 

A secretária Cássia Barros, ressaltou que o momento é de extrema importância, pois estabelece orientações adicionais sobre projetos executados pela pasta. “Estamos muito felizes em receber o grupo da SEDES, pois realizamos um trabalho necessário para a nossa cidade, e por meio desse diálogo, dessas novas instruções, podemos aprimorar o serviço que executamos”, afirmou.

O secretário adjunto de Assistência Social da SEDES, Luiz Borralho, pontuou o motivo pela qual o treinamento é essencial para o município. “A SEDES está trabalhando um formato de capacitação mais simplificada, de um dia, permitindo a abordagem de três áreas, a básica, especial e a gestão. Nessa capacitação, tratamos exclusivamente sobre o preenchimento do Sistema de Registro Mensal de Atendimentos (RMA), um relatório em que são consolidadas as informações da área. O RMA traduz informações que são importantes sobre o município, fazendo com que o Ministério tenha um retrato mais digno sobre o que está sendo desenvolvido, e por fim, serve como uma peça de planejamento para a execução da política de assistência”, explicou.

O técnico em assuntos educacionais da SEDES, Rodson Salazar, esclareceu que a ação faz parte de um processo de formação continuada, que oferece apoio técnico aos municípios. “Este é um projeto piloto SEDES, nas cidades de Raposa, Ribamar e Paço do Lumiar, com intuito de discutir sobre os serviços oferecidos pela assistência social. Hoje estamos aqui, para tratar também sobre o RMA, uma ferramenta crucial, que precisa ser melhor compreendida por esses profissionais, para que possam realizar todos os procedimentos de preenchimento de dados”, disse.

First slide

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here