A Prefeitura de Raposa, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS), e Educação (SEMED), realizou a atualização da caderneta vacinal de estudantes da Unidade Integrada Henrique de La Roque, localizada na região do Cumbique. O momento, que aconteceu nessa quarta-feira (26), contemplou mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE).
Durante a ocasião, os estudantes, que estão na faixa-etária de 2 a 5 anos, receberam como forma de incentivo à vacinação, a visita do personagem Zé Gotinha, considerado o símbolo da imunização no país. Estiveram presentes também, o secretário de Saúde, Romilson Froes; os coordenadores municipais do PSE, André Barros e Socorro Rocha; além do coordenador estadual do PSE, Jadilson Neto.
O titular da SEMUS explicou sobre a estratégia de realizar a imunização no âmbito escolar. “O PSE contempla, justamente, o público que não vai às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que muitas vezes os pais não levam para vacinar. Então, em parceria com a Educação, nós solicitamos desde a matrícula dos alunos até a carteirinha de vacinação deles, para que possamos realizar um mapeamento e entender o que eles necessitam. A ação de hoje é um reflexo desse mapeamento”, apontou.
O coordenador do PSE, André Barros, ressaltou o objetivo da ação. “O nosso intuito é promover e verificar a situação da carteira vacinal das crianças. Hoje fizemos uma ação de rotina. Além disso, estamos realizando atividades de promoção de práticas esportivas, com um educador físico”, disse.
Para o coordenador estadual, Jadilson Neto, a ação é de extrema relevância. “O PSE, todos os anos, proporciona a Semana Saúde na Escola, e em 2023, o intuito é realizar a atualização da caderneta vacinal. O Governo do Estado, por sua vez, decidiu participar in loco desses momentos em 5 municípios, incluindo a Raposa. Esta iniciativa é fundamental, pois temos uma baixa cobertura vacinal no Maranhão, mas em Raposa esse cenário é mais favorável, já que a cidade apresenta uma alta taxa de vacinação. Realizar essas ações então, é demonstrar cuidado e relembrar que vacinas salvam vidas”, afirmou.