Em uma celebração que combinou música, arte, alegria e reconhecimento, foi lançado, nessa sexta-feira (19), o livro didático “Raposa – conhecendo meu município”, idealizado pela Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A solenidade aconteceu durante o encerramento da 2ª Jornada Literária de Raposa, uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc-MA), em parceria com a prefeitura. Estiveram presentes, o prefeito Eudes Barros; a secretária de Educação, Verismar Gomes; sua adjunta, Francisca Trindade; os vereadores Ribamar e Rosa do Araçagi. O momento também contou com a participação de professores, diretores e estudantes, todos para prestigiar esse momento histórico.  

Escrito por Ana Valéria dos Santos, Doralete Farias, Rosinelia Machado e Juliana da Silva Duarte, que são raposenses, e pelo professor Marcus Antônio Ferreira, o livro posteriormente será destinado às escolas municipais de Raposa, ajudando no conhecimento dos alunos e professores. A obra é dividida em cinco unidades: A natureza do espaço raposense; Conhecendo nossa história; Meio ambiente e práticas educativas; Patrimônio, cultura, esporte e lazer; e Poderes, direitos e deveres. 

Muito emocionado com o lançamento, o gestor municipal discursou sobre os avanços na educação de Raposa, e que esta é mais uma concretização de um sonho. “É um momento de muita alegria poder participar da apresentação do livro, que vem para enriquecer ainda mais a história do nosso município. A intenção da SEMED é mostrar a diversidade e gerar conteúdo acessível aos nossos estudantes, de imediato demonstrei o meu apoio à criação deste escrito.  Comecei a lê-lo, e afirmo que está magnífico e enriquecedor. Quero parabenizar a cada um dos autores, que foram incansáveis durante a coleta das informações.” 

Ana Valéria dos Santos, que é autora da unidade “Meio ambiente e práticas educativas”, relata que os estudantes serão meios significativos na disseminação dos conteúdos presentes no exemplar. “Cada residência do nosso município que tiver uma criança matriculada na rede pública, vai poder receber esse livro, então essas informações vão para dentro das casas, valorizando as nossas memórias”, frisou.

“Entrevistei vários moradores antigos. Pesquisei documentos na prefeitura e na Câmara, e isso serviu como base para desenvolver o meu eixo temático que é Conhecendo nossa história”, afrimou o autor Marcus Antônio Ferreira.

Segundo a titular da SEMED, Verismar Gomes, a obra vai incentivar o desempenho dos docentes, na criação de uma linha editorial que fortalece a cultura da cidade, criando experiências em sala de aula que contribuam para a melhoria da aprendizagem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here