A pesquisa do Instituto Luneta, divulgada na segunda-feira (30), foi a única a mostrar uma realidade diferente das demais já divulgadas anteriormente sobre a disputa para a Prefeitura de São Luís, nas eleições de 2024.

O levantamento, por exemplo, diminuiu drasticamente a diferença entre o atual prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado federal Duarte Júnior (PSB). Além disso, fez o ex-prefeito da capital, Edivaldo Júnior (sem partido), que em todos os outros levantamentos aparecia em terceiro lugar, cair para último. O terceiro lugar, na pesquisa Luneta, foi ocupado pelo deputado Yglesio Moyses (PSB). O levantamento também aumentou a diferença de Braide e Duarte para os demais, isolando os dois candidatos e transformando a eleição em plebiscitária (reveja).

Ou seja, a pesquisa Luneta serviu para reforçar a tese que vai sendo defendida por Duarte e seus apoiadores, uma disputa plebiscitária. Os defensores dessa tese querem que Duarte seja o candidato único do grupo político Brandão/Dino, para evitar um embate entre eles no 1° Turno para alcançar a vaga no 2° Turno contra Braide. Os embates poderiam dificultar eventuais apoios a Duarte no 2° Turno, caso ele chegue a fase final da eleição em 2024, como aconteceu em 2020.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here