A edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) de 2023 traz a temática “Esporte para Todos”. O evento, que celebra os 51 anos da maior festa do esporte do Maranhão, foi conduzido pelo secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, na última sexta-feira (17), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau, e contou com a presença da coordenação técnica dos jogos e dos gestores municipais do Maranhão. 

O ano de 2023 vem com o propósito de dar prosseguimento a prática dos jogos no Maranhão e resgatar o espírito dos primórdios da competição – na década de 70, 80 e 90 – quando as quadras poliesportivas contavam com a presença marcante da torcida estudantil, além dos pais e amantes do esporte escolar.

O secretário Naldir Lopes detalhou parte das ações previstas para a edição dos 51 anos dos JEMs. “Após um grande evento realizado em 2022, estamos planejando para 2023 uma ação ainda mais integrada com os municípios. O grande marco que acontece na fase estadual, em São Luís, começa, antes, lá nas cidades, quando os gestores municipais realizam a sua etapa com seu corpo estudantil. Por isso, hoje, estamos debatendo as metodologias das atividades que serão desenvolvidas em todas as etapas do processo”, comentou.

O gestor da Sedel reiterou que o evento foi preparado para ficar registrado em toda a comunidade estudantil do Maranhão. “A festa do esporte escolar vem para estimular os atletas a darem o melhor nas quadras, como também trazer a torcida para os ginásios, pois é essencial essa contribuição na formação social e profissional dos nossos cidadãos, o futuro da nossa nação”, afirmou Naldir Lopes.

Wesdeyglan Soares, gestor de Esporte do município de Davinóplis e Ribamar Fiquene, falou da importância do encontro com os representantes municipais. “O encontro foi magnífico, momento proveitoso, onde conhecemos as políticas públicas para o esporte amador e o desporto escolar para o ano de 2023 do governo do Maranhão. Uma ação que garante o acesso a discussões e informações do que se está sendo elaborado para o nosso estado em relação ao esporte”, comentou. 

A marca publicitária da edição de 2023 da competição deve ser apresentada à imprensa e aos gestores municipais do esporte nos próximos dias, em data a ser divulgada previamente pela Sedel em suas redes sociais.

Dos prazos

O prazo para adesão dos municípios ao JEMs e da indicação da cidade como sede para a etapa regional encerra no dia 18 de março de 2023 e do ParaJEMs no dia 10 de maio de 2023. Já as seletivas da etapa municipal dos JEMs podem ser realizadas entre o dia 1º de março até o dia 20 de junho; no ParaJEMs o prazo para as seletivas é de 29 de maio a 3 de junho. A data limite para inscrição de municípios segue até o dia 20 de junho. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here