O rosto da estátua de Iemanjá na praia do Olho d’Água, em São Luís, foi destruído por vândalos neste domingo (23). A imagem foi divulgada nas redes sociais pelo pai de santo Paulo de Aruanda, que afirma que o crime teve como motivação a intolerância religiosa.
“Como não tem uma investigação clara, nós vamos chamar de vandalismo, mas pelo visto, pelo que nós estamos observando aqui, ela tem um caráter deliberado, pois não foi quebrado as mãos, não foi pichada a vestimenta, foi apenas, e tão somente, arrancado o rosto da imagem”, afirmou.
Iemanjá é considerada rainha do mar para a Umbanda. A imagem foi colocada no local pelo governo do Maranhão por solicitação das lideranças de religiões de matriz africana já que a praia do Olho d’ Água é comumente utilizado para fazer oferendas à entidade no mar.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) repudiou a destruição do monumento e afirmou que o caso será investigado pela Secretaria de Segurança Pública. A Sedihpop também garantiu que a estátua será restaurada.