Bem posicionado nas pesquisa sobre sucessão na capital, o ex-prefeito Edivaldo Holanda Junior começa fazer movimentos que indicam sua proximidade com os partidos que fazem parte da Federação Brasil da Esperança e tudo indica que sua filiação ao Partido Verde já está encaminhada.
Nos bastidores da sucessão local são cada mais fortes os comentários sobre sua filiação ao Partido Verde e as conversações que vem tendo com o presidente estadual o PV, ex-deputado Adriano Sarney. O ex-prefeito seria mais um candidato a reforçar o consórcio do governo com possibilidade de passar para o segundo turno.
Atualmente o deputado federal Duarte Junior (PSB) é o nome que se apresenta em melhores condições de voltar a enfrentar o atual prefeito Eduardo Braide (PSD) em sua tentativa de reeleição, mas Duarte estaria enfrentando certa resistência da classe política e, conforme opiniões de quem participa do processo, não seria páreo para Braide num eventual segundo turno.
Edivaldo, que disputou o governo do estado em 2022 pelo PSD e está sem legenda desde então, pela boa gestão que realizou e estar em terceiro lugar nas pesquisas sem lançar pré-candidatura ou anunciar pretensão de concorrer novamente ao cargo, teria mais facilidade de reunir todos no segundo turno, o que aumentaria as chances de derrotar Braide.
Na eleição municipal passada, o maior adversário de Duarte no segundo turno foi o engajamento de políticos e candidatos da base do governo na campanha de Braide. A candidato derrotado no primeiro turno, Neto Evangelista, por exemplo, foi para cima do palanque pedir votos para Braide e os demais cruzaram os braços. Ainda na pré-campanha, era comum deputados falarem abertamente que não votariam em Duarte.
Neste contexto, Edivaldo, que se elegeu em 2012 com o apoio de Flávio Dino e das lideranças alinhadas a ele, se reelegeu em 2016 já tendo como principal líder da aliança o então governador Flávio Dino, surge como nome que pode levar à reunificação do grupo, que o tornaria ainda mais competitivo numa disputa direta contra o atual prefeito.
Duarte, oficialmente é o candidato do PSB, tem posição consolidada junto a uma grossa fatia do eleitorado e é considerado prioridade da direção nacional, porém o partido não faz parte da federação, que vem estreitando conversas com Edivaldo e caso seja confirmada sai filiação ao PV, tudo indica, as portas da federação deverão se abrir para recebe-lo como candidato.