Apesar de ter declarado ao jornal Estadão, que acha melhor a federação PSB-PDT-Solidariedade, ficar para depois da eleição municipal de 2024, o senador Weverton Rocha (PDT), vem mantendo conversas com o deputado federal Duarte Júnior (PSB), os dois discutem uma união eleitoral. O pré-candidato a prefeito de São Luís afirmou que mantém diálogos com o pedetista e acredita em uma junção de forças na disputa eleitoral do próximo ano.
Duarte afirmou que é normal o posicionamento de Weverton ao se manifestar em relação aos interesses do PDT, mas lembrou que nada impede, ainda que não se tenha a federação, uma aliança entre PSB e PDT na disputa eleitoral de São Luís.
Internamente, a pré-candidatura de Duarte já está pacificada no PSB, já recebeu aval do presidente Carlos Siqueira, que a trata como prioridade, assim como a reeleição de João Campos em Recife e a eleição de Tabata Amaral em São Paulo. O ministro da Justiça, Flávio Dino, também é um dos fortes apoiadores do deputado federal.
Em 2020, o PDT apoiou Neto Evangelista no primeiro turno e no segundo declarou voto em Eduardo Braide (PSD), que venceu as eleições. Atualmente, o partido se mantém em uma posição de apoio ao governo municipal, mas com Weverton distante do atual prefeito.