Google search engine

Deputado estadual trouxe a São Luís o responsável pelo setor de atenção primária do ministério, que reuniu prefeitos e representantes dos 217 municípios; em seguida, participou da primeira edição do projeto que visa discutir a situação não apenas da saúde, mas da infraestrutura, educação e mobilidade urbana da Região Metropolitana

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) foi protagonista de dois eventos no último final de semana que reforçaram o seu envolvimento direto com as políticas públicas da Grande São Luís e dos demais municípios.

Além de articular a vinda do secretário de Atenção Primária do Minsitério da Saúde, Nésio Fernandes, no programa “Saúde Itinerante”, o parlamentar lançou, em São Luís, o projeto “Juntos Pela Ilha”, que visa aproximar o parlamento da sociedade civil.

O evento do Ministério da Saúde reuniu parlamentares, prefeitos e representantes dos 217 municípios, além do secretário de Estado da Saúde, Thiago Fernandes.

– Hoje, o Ministério da Saúde está no Maranhão para apontar aos municípios caminhos para que eles tenham mais recursos para prestar uma Atenção Primária efetiva para a população. O modelo de Atenção Básica precisa ser fortalecido, já que abrange em todo o país mais de 150 milhões de pessoas, onde se resolve 70% dos problemas dos usuários do Sistema Único de Saúde. Com o fortalecimento da Atenção Básica começamos a prevenir as doenças e diminuímos a demanda dos hospitais. E como parlamentar, pretendo contribuir para que isso se torne uma realidade – disse Carlos Lula.

O evento contou ainda com a participação do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Lago (PCdoB); do deputado federal e líder da bancada maranhense na Câmara Federal, Márcio Jerry (PCdoB); representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI); do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems); e sociedade civil.

Juntos Pela Ilha

Carlos Lula é reconhecido pelo representante do Ministério da Saúde

Em, uma outra agenda, ainda no sábado, 3, o deputado Carlos Lula lançou o projeto “Juntos Pela Ilha”, que a cada edição vai discutir soluções para os problemas de saúde, infraestrutura, educação, mobilidade na Grande Ilha.

Também presente ao encontro, o representante do Ministério da Saúde Nésio Fernandes destacou a importância do deputado – que foi secretário de Estado da Saúde – no combate à Pandemia de Coronavírus. 

– O deputado Carlos Lula está de parabéns pela iniciativa. Eu me sinto muito à vontade aqui e esse encontro tem um valor muito simbólico, pois o Carlos Lula foi um dos maiores líderes do país, durante a maior crise sanitária do Brasil. Sem ele, com sua sabedoria, sagacidade e firmeza de princípios, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde) não teria cumprido o papel de liderança nacional durante a pandemia, na defesa do SUS. Sou obrigado a fazer esse reconhecimento, pois o Brasil deve muito a ele – elogiou Nésio Fernandes.

O projeto Juntos Pela Ilha vai discutir com a população problemas frutos de denúncias sobre transporte, mobilidade, Educação, Saúde e infraestrutura nos municípios da região metropolitana.

– A principal proposta do projeto Juntos pela Ilha é ser um projeto democrático e popular para mostrar que sociedade civil e legislativo devem atuar juntos em prol do bem-estar e da qualidade de vida da nossa ilha – explicou o deputado.

A Sociedade Civil se fez presente por intermédio da coordenadora da Associação das Profissionais do Sexo do Maranhão, Maria de Jesus Costa e do líder comunitário Chico do Bacanga.

Também participaram do Juntos Por São Luís o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), coordenador da bancada maranhense3, o deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB), vice-presidente da Assembleia, e a secretária de Juventude, Tatiana Pereira, além de representantes do setor de Educação, Segurança Pública e Agricultura Familiar.

Google search engine

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here