O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), realizou a quinta fase da ‘Caravana Maranhão Todos por Elas’. Dessa vez, a Caravana passou pelos municípios de Codó, na última quinta-feira (21), e Bacabal, na sexta-feira (22), reunindo quase duas mil pessoas em uma jornada de muita informação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Foram realizadas exposições detalhadas dos programas e projetos implementados pela gestão estadual, aprofundando temas como a importância da cooperação entre os órgãos de políticas públicas. O objetivo é articular e incentivar a implantação da política da mulher em todos os municípios das dezoito regionais.

Representantes da Rede de Proteção à Mulher apresentaram números e instrumentos utilizados no combate à violência. A promoção da autonomia econômica feminina e a geração de renda também tiveram destaque, com a apresentação de experiências bem sucedidas que o governo estadual pretende disseminar nos municípios.

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, destacou tanto em Codó quanto em Bacabal o compromisso do governador Carlos Brandão com a causa da mulher. Além da implantação da Casa da Mulher Brasileira e da Casa da Mulher Maranhense, instrumentos que congregam em um só local todos os órgãos de proteção.

“A Caravana Maranhão Todos Por Elas é isso que vocês estão enxergando aqui. Uma filosofia onde homens, mulheres e suas instituições não medem esforços para percorrer o estado e alcançar a cidadã e o cidadão de todos os cantos do Maranhão, com uma importante ferramenta contra a violência de gênero: a informação”, ressaltou Abigail Cunha.


O Maranhão é também um estado pioneiro no Aluguel Maria da Penha. Por um ano, a mulher com medida protetiva e que preenche os pré-requisitos estipulados por lei, pode viver longe do agressor e recomeçar uma nova vida com segurança, sem se preocupar com o pagamento de aluguel.

A caravana está programada para promover um total de 18 encontros regionais, proporcionando espaços para troca de informações e o incentivo a criação de uma rede de agentes multiplicadores. A ideia é também fortalecer a política da mulher nos municípios.

A ‘Caravana Maranhão Todos Por Elas’ tem o objetivo de impulsionar a colaboração entre os órgãos que compõem a rede de atendimento à mulher vítima de violência. Os eventos em Codó e Bacabal contaram com a participação de autoridades, representando um esforço coletivo para construir um ambiente mais seguro e de protagonismo para as mulheres.

Prefeitos, deputados, representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), secretários municipais, representantes da Patrulha Maria da Penha, delegados e delegadas, profissionais de diversas áreas e gestoras que trabalham com a política da mulher no estado e municípios das regionais, além de lideranças do movimento social organizado de mulheres.

O prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, ressaltou a importância da Caravana como um instrumento que garante o fortalecimento das políticas municipais da mulher. “É só assim, dando as mãos e fortalecendo políticas públicas em favor das mulheres, que os governos municipais e estadual conseguem disseminar a cultura de paz e acabar com a violência que infelizmente ainda é uma realidade”, diz Edvan Brandão.

Próximas Regiões

A ‘Caravana Maranhão Todos por Elas’ já passou pelas regionais de Santa Inês, Barra do Corda, Pedreiras, Presidente Dutra, São João dos Patos, Balsas, Timon, Codó e Bacabal. E já definiu os próximos municípios que serão visitados no mês de outubro: Pinheiro (dia 05) e Viana (dia 06).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here