Cinco dias de folia, dois circuitos carnavalescos, 15 atrações nacionais e 192 artistas e grupos locais. Essa é a síntese da programação do Carnaval do Maranhão 2024, festa promovida pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O lançamento oficial da festa foi realizado nesta quinta-feira (1°), durante coletiva de imprensa na Casa do Maranhão, no Centro Histórico de São Luís, com a participação do governador Carlos Brandão.

Ao lado de secretários estaduais, chefes das forças de segurança e de representantes dos poderes legislativos federal, estadual e municipal, o governador Carlos Brandão apresentou a jornalistas, detalhes da programação e os investimentos estaduais aplicados para garantir um festejo seguro, alegre e com ampla movimentação econômica e turística.

“O nosso carnaval é um verdadeiro investimento. Quando a gente faz o carnaval as pessoas se divertem, gera entretenimento, mas também gera emprego, gera renda e valoriza a nossa cultura. O nosso estado está ‘bem na fita’, está sendo muito divulgado. Não tenho dúvidas que esse vai ser o melhor Carnaval da história do Maranhão”, afirmou Carlos Brandão.

A programação oficial do Carnaval do Maranhão 2024 será aberta na sexta-feira, 9 de fevereiro, com show do artista Zé Vaqueiro, no circuito Litorânea, às 18h.

Após a abertura da programação, a festa no Circuito Litorânea continua ao longo dos dias 10, 11, 12 e 13, sempre a partir das 11h.

Já no Circuito Beira-Mar, a programação será aberta no sábado de Carnaval, seguindo com programação todos os dias, até a terça-feira gorda de Carnaval. Nos quatro dias de folia, a folia no Circuito Beira Mar começa sempre a partir das 17h.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, ilustrou à imprensa como será o layout dos dois circuitos de folia. Segundo o titular da Secma, os dois locais de festa contarão com arquibancadas, acessibilidade, banheiros, praça de alimentação, vilas food truck, espaço Mais Renda e postos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Uma das novidades na edição deste ano, foi a concessão de áreas comerciais temporárias a empresas nos circuitos do Carnaval do Maranhão. As áreas cedidas integram o Circuito Litorânea; e o chamamento público foi realizado pela empresa estatal Maranhão Parceria (Mapa).

Os espaços são destinados a camarotes, onde as empresas vencedoras arcarão com todas as despesas: infraestrutura, operacionalização, incluindo a locação de equipamentos, mobilização, montagem, instalação, ambientação, operação, desmontagem, desmobilização, fornecimento de insumos e mão de obra, entre outros, durante todo o período do evento.

“É a iniciativa privada entrando de vez, junto com o Governo do Estado, para fazermos um carnaval grandioso. Com muito mais forças a gente consegue fortalecer a nossa cultura”, frisou Yuri Arruda.

A estratégia já é executada em cidades como Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), e tem foco na oferta de novos serviços e também na captação de recursos que serão investidos na aquisição de equipamentos destinados a uma Policlicina que será inaugurada em São Luís.

“O carnaval também está salvando vidas. A gente cede o espaço e a iniciativa privada vende os ingressos e vai destinar parte dos recursos para que a gente faça aplicação na saúde”, explicou o governador.

Fotos: Rodrigo Ribeiro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here