ITINGA DO MARANHÃO – O ano era 2012, quando Lúcio Flávio surgia no cenário político de Itinga, apoiado pelo então prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves. Candidato que iniciou a campanha em terceiro lugar nas pesquisas, rapidamente assumiu a primeira posição na preferência do eleitorado, assustando o QG da então prefeita Vete Botelho, que disputava a reeleição.

Prefeito Lúcio Flávio avalia nome para disputar a Prefeitura de Itinga do Maranhão

A campanha se acirrou, tornando uma das mais polarizadas da história. Dias antes da eleição, Vete conseguiu reverter o cenário de derrota que se desenhava. O resultado, Lúcio perdeu as eleições com uma diferença de apenas 64 votos, obtendo 5.736 votos. Um feito inédito para quem nunca havia colocado o nome à disposição das urnas.

Nas eleições para governo e senado em 2014, Lúcio foi praticamente o único líder de grupo político local que apoiou os candidatos Flávio Dino e Roberto Rocha. Todos as demais vertentes políticas declaram apoio à Campanha de Lobão Filho. O resultado da mobilização de Lúcio para com seus candidatos foi que Flávio Dino, eleito governador, obteve em Itinga, 73,36% dos votos e Roberto Rocha, eleito senador, com 60,20%.

Lúcio se fortaleceu ainda mais. Em 2015, foi nomeado pelo então governador Flávio Dino para o cargo de superintendente de articulação política da Regional de Açailândia, posição lhe trouxe experiência e mais apoios ao seu projeto político, que culminou com uma vitória avassaladora nas eleições municipais de 2016.

Lúcio Flávio venceu o então candidato governista com 7.847 votos, cerca de 60,17% da preferência do eleitorado e uma diferença de 2.653 votos para o segundo colocado. Foi a maior vitória em número de votos e em percentual que um candidato a prefeito de Itinga já obteve em toda a história do município.

Nas eleições de 2018, novamente o prefeito Lúcio mostrou força e todos os candidatos que prestou apoio saíram vitoriosos, com expressivas votações. Para governador, Flávio Dino foi reeleito na cidade com 7.638 votos; sua candidata ao Senado, Elisiane Gama, eleita com 4.974 votos; o deputado André Fufuca foi o federal mais votado com 3.154 votos; e de quebra, o prefeito ainda elegeu deputado estadual, Márcio Honaiser. Uma grande rede de apoio político que só benefícios trouxe ao município.

Quase perto do fim primeiro mandato, a gestão do Prefeito Lúcio foi aprovada pela população itinguense e o prefeito obteve mais uma grande vitória na sua campanha de reeleição, em 2020, com uma diferença de 777 votos à frente da segunda colocada no quadro geral de apuração.

Nas últimas eleições de 2022, a primeira-dama, Rosângela Vidal, foi a candidata com melhor votação para o cargo de deputada estadual em Itinga, e prefeito Lúcio ajudou a eleger Detinha, a deputada federal com a maior votação do Maranhão. E, hoje, o município conta com apoios importantes dos deputados federais Detinha e Josimar de Maranhãozinho na Câmara Federal, parceria que vem se convertendo em muitas obras e benefícios para o povo de Itinga.

Também é importante destacar que o prefeito Lúcio nunca perdeu o apoio político do seu amigo Ildemar Gonçalves, uma grande liderança regional e considerado o melhor prefeito da história de Açailândia. Ildemar é bastante querido pela população itinguense e, desta forma, Lúcio e Ildemar, juntamente com seu grupo político, devem anunciar, em breve, a indicação do nome que disputará à sucessão do executivo municipal em outubro deste ano.

Posto tudo isso, a avaliação das últimas eleições é que o prefeito Lúcio tem grande capacidade para transferir votos para seus candidatos e, ao contrário do que tentam argumentar seus adversários, a trajetória política, eleitoral e administrativa do prefeito Lúcio já é de um sucesso estrondoso nunca visto na história de Itinga e o seu projeto político ainda não demonstra perder forças. Os fatos provam!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here