Por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado Fernando Braide, do PSD, participou de um importante debate sobre licenciamento ambiental e a supressão da mata nativa. A discussão, que contou com a presença de representantes do Governo do Estado, teve como objetivo buscar caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável no estado do Maranhão.

Durante o debate, parlamentares e representantes de órgãos destacaram a importância de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e a proteção da biodiversidade. O licenciamento ambiental foi um dos principais temas discutidos, visto que é uma ferramenta fundamental para garantir a exploração dos recursos naturais de forma responsável e sustentável.

O deputado Fernando Braide ressaltou a necessidade de se buscar alternativas para a supressão da mata nativa. “A agricultura familiar e a agroecologia são práticas que promovem a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, mas, para isso, precisamos da regularização fundiária para garantir a segurança jurídica dos produtores rurais e evitar conflitos agrários. Por outro lado, é necessário estar atento às demandas dos grandes negócios que chegam ao nosso estado gerando emprego e renda para a população e conciliar suas atuações de forma que seja possível conservar o nosso ecossistema”, avaliou o parlamentar.

Os participantes do debate concordaram que é preciso fomentar investimentos em infraestrutura e logística, de forma a impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do estado. Outro ponto apontado como essencial é a parceria entre os setores público e privado, visando a implementação de políticas que incentivem o uso consciente dos recursos naturais.

O encontro deixou evidente a necessidade do diálogo e da união de esforços entre os parlamentares, órgãos governamentais e sociedade civil para encontrar soluções que propiciem o desenvolvimento econômico sustentável no Maranhão, assegurando a preservação da biodiversidade e a qualidade de vida da população.

Além do deputado Fernando Braide, a reunião – promovida em conjunto com a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, da Agroecologia, da Segurança Alimentar e Regularização Fundiária –, contou com a presença dos parlamentares Júlio Mendonça (PCdoB) – presidente da Comissão de Meio Ambiente; Eric Costa (PSD); Junior Cascaria (Podemos); Rodrigo Lago (PCdoB) e Solange Almeida (PL). Participaram ainda os secretários de estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas e de Índice de Desenvolvimento Humano, Kelly Araújo; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e o economista Josemar Sousa Lima, membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here