A II Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas de Raposa foi oficialmente aberta nessa segunda-feira (21), pela Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Em um evento marcado por inclusão, respeito e aprendizagem, o tema deste ano é “Aprender com as diferenças: encarando os desafios e transformando-os em pontecialidade”.
A solenidade de abertura aconteceu no prédio Casa de Eventos Dr. Ruy Palhano e foi prestigiada pelo prefeito Eudes Barros; a secretária de Educação, Verismar Gomes; sua adjunta, Francisca Trindade; e demais secretários municipais, pais e alunos da rede municipal de ensino e demais servidores da SEMED. Representando o Poder Legislativo, estavam presentes os vereadores Zanno e Laurivan Uchôa.
O evento, que tem caráter inclusivo, foi repleto de apresentações e depoimentos encorajadores, como do estudante do Colégio Militar Tiradentes XII, Cláudio Antônio, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas que mostrou que suas capacidades estão além de um diagnóstico. Emocionado, o prefeito Eudes Barros demonstrou como a educação da Raposa tem dado oportunidade a todos.
“Fico feliz em poder assistir as apresentações dos nossos alunos. O nosso objetivo é a inclusão de todas as esferas na sociedade e a inclusão deles no meio educacional. Enquanto gestor, continuo lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, para que elas tenham respeito e espaço, assim como estão ganhando em nossa rede municipal de ensino”.
Atualmente a SEMED tem a Equipe Multiprofissional, que é composta por um profissional de Educação Física, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Psicopedagoga, Assistente Social e Intérprete de Libras. Além disso, a estes alunos, a secretaria garante que cada um tenha um tutor para auxiliar na atividade escolar.
“Este é um evento muito bonito e necessário para os nossos estudantes com deficiência, e a palestra é destinada aos pais e os tutores. Hoje o município possui em média 100 tutores dentro das nossas escolas. Esses tutores vem conquistando a confiança dos alunos, percebemos isso pelo carinho que eles demonstram para com eles. Era o que faltava, e agora na atual gestão, vem acontecendo da melhor maneira possível”, relatou a secretária Verismar Gomes.