Apesar de não ser mais secretário de Saúde do Maranhão, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) tem sido um árduo lutador para que os profissionais da enfermagem possam, enfim, receber o Piso Nacional.
Diante da informação que milhares de profissionais de enfermagem no Maranhão ainda não haviam recebido os valores referentes ao reajuste do piso salarial, Carlos Lula buscou as informações junto ao atual secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes.
A informação inicial é que boa parte dos profissionais da enfermagem não haviam recebido o novo valor, além do retroativo, por conta de problemas no cadastro de dados enviados pelos entes para a plataforma do InvestSUS.
Nesta quarta-feira (27), Carlos Lula fez questão de acompanhar uma reunião na Secretaria de Saúde, que contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), sindicatos da categoria e Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
A Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou que ainda existem 15.721 profissionais da enfermagem que estão habilitados para a nova portaria que deve ser publicada essa semana. Todos devem ser contemplados desde que não haja nem um novo filtro da plataforma do InvestSUS
Diante do cenário, Carlos Lula, que melhor do que ninguém sabe a importância dessa categoria que esteve na linha de frente da Covid-19, pediu mais transparência nas informações repassadas aos profissionais de saúde que ainda não foram contemplados com o piso da enfermagem.
“Precisamos ser bem claros com os profissionais, quanto mais transparente melhor, pois há uma frustração das pessoas porque elas não sabem o que aconteceu para que elas não tenham recebido o piso. As informações apresentadas hoje são muito esclarecedoras. Minha sugestão seria dar acesso individual às pessoas para que elas saibam quais os tipos de inconsistências elas apresentaram. Que esses dados fossem disponibilizados no portal da própria SES ou nos Recursos Humanos de cada Instituto”, sugeriu o parlamentar.
Os profissionais de enfermagem que ainda não foram contemplados precisam ter um pouco mais de paciência, já que a promessa é que o problema seja resolvido já no salário de outubro e com o pagamento retroativo.
No entanto, uma coisa os profissionais da enfermagem já sabem, podem contar com o apoio e a luta incansável do deputado Carlos Lula.